A Comunidade Luz de Umbanda tem o maior prazer de lhe dar a conhecer o Templo de Umbanda Pai Oxalá, sito na Cidade de Braga (Rua do Carvalho). Esse, dirigido por Pai Cláudio de Oxalá que reside em Portugal desde 1991.
No mesmo ano, abriu o Templo de Umbanda Pai Oxalá e após 3 anos devido à falta de condições e espaço para atender o número elevado de pessoas da assistência o Templo mudou para uma Sede com maior espaço.
No ano de 2008, foi inaugurada a Sede própria da Associação Templo de Umbanda Pai Oxalá. Um sonho que se tornou realidade…
Na inauguração estiveram presentes alguns dirigentes de Terreiros, juntamente com seus filhos e Pai Élcio de Oxalá, Pai Guimarães de Ogum, Mestre Pedro e a antropóloga Dr.ª Cláudia Saraiva.
Em Novembro de 2008, foi celebrado o Centenário de Umbanda na sede da ATUPO, evento esse que uniu muitos sacerdotes da Umbanda, Condomblé e Catimbó em Portugal. Uma grande União Umbandista e de Cultos Afró Brasileiros.
Hoje o Templo de Umbanda Pai Oxalá conta com aproximadamente 85 pessoas, desde corpo mediúnico, associados e trabalhadores.
Frequentam e passam pela ATUPO, em média 200 pessoas por sábado (dia do atendimento.)
Dentro da ATUPO desenvolvem – se alguns trabalhos tais como:
Filhos de Aruanda ( Trabalho de apoio Social),
Cura e Doutrina Umbandista.
O apoio social dá ajuda a dezenas de famílias carenciadas, apoio que é feito com a participação das pessoas que frequentam os trabalhos da ATUPO ao Sábado.
Os Filhos de Aruanda ( FATUPO) , além das Cestas Básicas mensais para as famílias carenciadas, também dão apoio ás pessoas, junto da Segurança Social, Bolsa de Emprego ( arranjando emprego ás pessoas desempregadas), apoio psicológico e Objecto Mágico (juntar equipamentos essencial para casa como moveis, electrodomésticos, etc).
Recentemente uma família carenciada não tinha canalização e electricidade em casa, a FATUPO com os seus membros consegui realizar como por magia todos esses bens essenciais para eles poderem viver.
Uma boa maneira de intercâmbio entre vários elementos da Atupo e, mais que isso uma forma de colocar em prática o lema desta associação:
“Umbanda de Fé, Paz, Amor, Caridade e Humildade! “
A doação a quem mais precisa tem que ser sempre feita com amor e humildade para não ferir susceptibilidades.
O trabalho de cura é feito de forma privada por um grupo previamente escolhido e destina-se ajudar pessoas com graves problemas de saúde.
O corpo mediúnico que “representa” a doutrina umbandista nos seus trabalhos públicos, segue também nestes trabalhos o lema do Cabloco Sete Encruzilhadas “Daí de Graça o que de Graça se recebeste”.
Todos os sábados as crianças da ATUPO têm doutrina Umbandista, do género da comunhão da Igreja Católica.
Sem comentários:
Enviar um comentário