Minha historia mediúnica começa entre os 6 e 7 anos, se bem me lembro a frequentar terreiros com minha mãe no Brasil, foi nessa altura que me despertou tambem a curiosidade e a procura do Divino, facto esse que penso, provocado quando meu pai em uma conversa com um amigo diz que Deus não existia, e foi aí que aconteceu e iniciei então, essa busca espiritual. Mais tarde aos 17 anos começo a frequentar o Templo de Umbanda de um amigo em São Paulo, onde comecei meu desenvolvimento mediúnico.
PSA: Descreva-nos um pouco a sua ligação com a espiritualidade e qual a influencia desta na sua vida.
A minha ligação com a espirutualidade foi sempre muito intensa, desde minha mãe que era uma frequentadora assídua, ate a minha busca individual que começou muito cedo. Hoje posso dizer que a influencia da espiritualidade na minha vida é total, esta presente no meu meio social, profissional e com certeza no religioso.
PSA:O que representa a Umbanda para si?
Ela representa uma eterna busca da verdade, de encontro comigo proprio e com os meus semelhantes, acima de tudo, um meio eficaz de ajudar as pessoas a despertarem a consciencia para seus actos, para que descubram uma maneira divina de encontrarem sua felicidade.
PSA: O Pai Cláudio é de nacionalidade Brasileira. Como acontece a sua vinda para Portugal?
Eu nasci em Portugal, fui para o Brasil com 2 anos de idade, onde estudei e trabalhei, entretanto retornei a Portugal para fazer um curso de auto-cad dentro da minha área de trabalho e, para depois regressar ao Brasil. Essa intenção de regresso ao Brasil não se verificou por questões profissionais e espirituais.Penso que foi o início da minha missão em Portugal.
PSA: O que o levou a criar a ATUPO?
Quando cheguei a Portugal senti muita carência a nível espiritual e religioso, onde as pessoas recorriam a supostos médiuns e bruxos que se aproveitavam da sua boa fé, incutindo medo pelo desconhecido e não despertando a consciência e doutrina espiritual. Assim, resolvi iniciar um trabalho mediúnico atendendo gratuitamente as pessoas em sessões de Umbanda que, inicialmente foram feitas em casa da minha mãe.
PSA:Quais os princípios com que pretende nortear a sua Casa?
Os prícipios serão sempre a verdade, a partilha de conhecimento, a união e divulgação da religião como um caminho espiritual sério e, acreditando em um mundo melhor.
PSA: Uma das funções primordiais da Umbanda, como dos Cultos Afro em geral, é servir a comunidade. De que forma o Pai Cláudio pretende levar esse serviço até aos mais necessitados?
A ATUPO fundou um grupo de acção social baptizados de “Filhos de Aruanda” onde foram criadas várias áreas de trabalho: Gestão e manutenção de stock alimentar; Acção Social de onde apoiamos não só a distribuição mensal de alimentos as familias, mas também de obterem subsídios junto das entidades estatais, obtenção de medicamentos; Bolsa de Emprego no sentido de ajudarmos o agregado na procura do seu emprego ou formação profissional; Objecto Mágico em que procedemos á recolha de objectos (móveis, electrodomésticos, etc.) e roupas para as nossas familias e, por fim, para conseguirmos a angariação de fundos e actividades de solidariedade, existe o grupo Desenvolvimento de Projecto.
PSA: Considera que os Portugueses são um povo aberto aos Cultos Afro?
Sim, com certeza, penso que no inicio chegam através da curiosidade, desespero e carência em vários níveis, sejam eles materiais, emocionais e espirituais, mas posteriormente acabam por se identificar com a casa e sua filosofia. Hoje em dia passam pela ATUPO mais de 200 pessoas por
sábado, que seria o principal trabalho de atendimento ao público.
PSA: Na opinião do Pai Cláudio, quais são as principais responsabilidades e missões de um médium na Umbanda?
Um médium na Umbanda, acima de tudo, deve comungar com a filosofia e religiosidade da casa em que está inserido, respeitando os seus preceitos e rituais religiosos. Ter consciência das suas responsabilidades, usando sempre de honestidade e humildade ao exercer as suas tarefas enquanto médium, sempre visando a ajuda ao próximo no seu encontro com o divino e sua felicidade na vida terrena.
PSA: Pode-nos explicar um pouco o que são os pontos na Umbanda e qual o seu propósito?
Na Umbanda temos os pontos cantados e riscados, irei explicar de forma resumida e simples:
Pontos Cantados são orações e mantras cantados que invocam e nos fazem entrar em contato com os Orixas e Guias. Invocados com amor e fé, criam a atracção, e a energia fundamental para os trabalhos a serem realizados no Templo.
Pontos Riscados seriam a Magia Gráfica de Umbanda usada para diversos fins, tais como: a identidade de um Guia de trabalho e provar sua genuídade, bem como a invocação de uma determinada energia para atracção ou repulsão de uma energia, seja positiva ou negativa e, haveria muito mais para falar deste tema.......
PSA:Qual é, para si, o ponto em comum entre a Umbanda, o Candomblé e o espiritismo nos dias de hoje?
O ponto em comum é que desde que seus líderes o façam com responsabilidade, todas elas levarão o ser humano a aproximação de Deus, de sua filosofia e assim visando o crescimento de seus adeptos enquanto seres espirituais na Terra, independentemente de seus cultos e tradições.
PSA. Considera-se uma pessoa ecuménica?
Sim, considero-me um ecumênico religioso, não tenho pretensão nenhuma de que as pessoas se convertam em umbandistas, não é isso que procuramos, existindo sim um pensamento de tornar o mundo a nossa volta melhor, independentemente de seus credos religiosos.
PSA: Como vê a acção de um órgão regulador como a FENACAB no panorama dos cultos Afro-Brasileiros em Portugal?

para sua comunidade.
PSA: Gostaria de deixar alguma mensagem para as pessoas que se estão a iniciar no caminho espiritual, não só da Umbanda mas na espiritualidade de uma forma geral?
Gostaria de lembrar que os Orixas devem ser homenageados em todos os dias de nossas vidas, não apenas como Divindades, mas cultuados em nosso Ser, fazer com que realmente cada Orixa faça parte de nós.
Então eu diria que temos que Ser: Como Exu, e levar aos Orixás, os pedidos do Homem e trazermos ao Homem o merecimento de seu pedido, ou o caminho para ser alcançado.
A força de Ogum para nunca desistirmos do que acreditamos;
Amarmos a todos verdadeiramente como Oxum mostra em alguns mitos;
Sermos como Oxoce, o eterno caçador que busca dentro e fora de seus dominios;
Justos com tudo e todos, mesmo que a verdade nem sempre esteja do lado que gostaríamos, assim ensina Pai Xango;
Lembrarmos que Iemanja, é Mãe que dá a vida, cuida, que educa e que prapara-nos para vencer;
A Cura de Obaluaie está tambem em refletirmos sobre nossas imperfeições, e tentarmos curar algumas feridas e doenças como: Egoísmo, medo, falsidade, mentira e tantas outras;
Devemos acreditar que somos capazes, e ter Fé em Oxala de que tudo é possível, e que o limite é aquele em que acreditamos e, como consequencia até onde chegamos...
E aonde queremos chegar?
Entrevista extraída da revista Povo de Santo Asé
Edição nº21
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